Imposto de Renda 2018 – Alerta sobre Bitcoins e Criptomoedas

Os contribuintes que possuem, ou lucraram com a venda de moedas digitais em 2017 também precisam prestar contas à Receita Federal. O prazo para começarem as declarações do Imposto de Renda 2018 começou a vigência no último dia 1º de março e vai até dia 30 de abril.

Como o investimento no Bitcoin e demais criptomoedas foi bastante popular durante o ano base deste Imposto de Renda, muitas dúvidas surgiram a respeito do assunto. E também há quem não tenha tomado nota da obrigatoriedade da apresentação destas movimentações, por isso é importante buscar toda informação acerca da declaração com um profissional de confiança.

“Todo bem e direito precisa ser declarado desde que o contribuinte esteja obrigado à entrega da declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, embora as criptomoedas ainda não estejam regulamentadas no Brasil, precisam ser declaradas com o código 99.”

Segundo Marcia Ruiz Alcazar em entrevista para o portal InfoMoney.

Marcia também informa que qualquer movimentação do bem precisa ser declarada – compra ou venda. E como não existe campo para lançamento de prejuízo, na situação de venda total a valor inferior ao custo de aquisição, deve-se zerar o bem. E neste único caso, nenhum imposto precisa ser pago.

Já em entrevista para o portal G1, Samir Choaib, advogado, diz o seguinte: “Como é uma moeda virtual, sem registro, acaba ficando difícil saber com quem isso está. De qualquer forma, acho que ainda vai ter algum posicionamento mais efetivo da Receita daqui pra frente”.

É também importante salientar o alerta recente do Banco Central, de que quaisquer moedas virtuais não são garantidas pelas autoridades monetárias e decorre “exclusivamente da confiança no negócio”. No entanto, o BC permanece atento às evoluções do uso e compra de moedas virtuais, bem como acompanha as discussões nos foros internacionais sobre a matéria.

A Distac Contabilidade está disponível para tirar suas dúvidas e facilitar o processo de prestação de contas com a Receita Federal, o que pode ser feito na aba CONTATO deste canal ou simplesmente clicando aqui.

2 comentários sobre “Imposto de Renda 2018 – Alerta sobre Bitcoins e Criptomoedas”

Deixe uma resposta