A Importância de Hábitos Saudáveis para as Finanças

Além do planejamento, a educação financeira trata de um conjunto de atitudes e ações, como eliminar gastos, acumular, poupar, investir, multiplicar o dinheiro. Tendo em vista transformar hábitos em comportamento, não apenas atitudes isoladas. Aprender a administrar o próprio dinheiro e ter a consciência correta de como utilizá-lo demanda tempo e dedicação, assim como qualquer novo aprendizado.

Não é num passe de mágica que mudamos todo o nosso comportamento com relação as nossas finanças. Exige paciência, disciplina, muito rigor. Abrir mão de alguns desejos momentâneos, estipular metas e se manter firme nessa mudança de postura. Observar os gatilhos que te impossibilitam de ter maior controle sobre seu dinheiro e substitui-los por novos gatilhos, que te impulsionem a tomar melhores decisões. É assim para a criação de qualquer hábito e para se ter o controle da sua vida financeira não seria diferente.

Gustavo Alves é contador (CRC MG-108273/O-8), MBA em Gestão Financeira e Controladoria, além de Coach pessoal e profissional.

Deixe uma resposta