O que é o ciclo operacional de uma empresa?

O Ciclo Operacional de uma empresa é, de forma simplificada, a soma de todas suas operações empresariais. Da compra de matéria-prima, produção, a venda do produto até o recebimento referente aos produtos vendidos.

Sendo assim, trata-se do prazo médio entre o desembolso para as aquisições e o recebimento dos produtos vendidos.

Entendendo estes conceitos, é possível perceber que parte do Capital de Giro da empresa é financiado pelos fornecedores de matéria-prima (através dos prazos médios de pagamento dessas aquisições), sendo essencial trabalhar para que se consiga maximizar estes prazos, consequentemente, maior tempo de fornecedores “sustentando” seu capital.

O Ciclo Operacional pode ser calculado da seguinte forma:

O Prazo médio de Estocagem se refere ao período em que a matéria-prima tanto como o produto em elaboração e acabado, ficam armazenados na empresa. E para se definir este prazo, primeiro precisa-se definir o Giro do estoque.

O Giro do estoque é encontrado considerando duas variáveis:

  1. Custo dos produtos vendidos (Encontrado na DRE)
  2. Saldo da Conta de Estoque (Encontrado no Ativo Circulante do Balanço Patrimonial)

O Prazo Médio de Recebimento se inicia na venda do produto até o devido recebimento desta operação.

A partir deste resultado, pode-se observar que desde a compra da matéria-prima até o recebimento do produto vendido, há um prazo de 160 dias.

Com este número em mãos, é possível entender e planejar melhor a vida financeira da empresa. Visualizar os prazos necessários para pagamento e recebimento, e, principalmente, trabalhá-los aos poucos, para adequá-los às necessidades da organização. Este processo pode sim demandar bastante esforço e muita negociação, seja com cliente ou com fornecedores, porém, é uma das alternativas para melhorar as condições financeiras da empresa.

Na próxima semana, traremos um material sobre o Ciclo Financeiro da empresa, para complementar o conteúdo de hoje. No entanto, se for de seu interesse este assunto, busque, pesquise, antes mesmo de enviarmos o próximo e-mail. A procura por conhecimento deve ser constante.

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