O que é Ciclo Financeiro?

O Ciclo Financeiro é, de forma simplificada, “o caminho do dinheiro”. Também conhecido como Ciclo de Caixa, demonstra o tempo de pagamento aos fornecedores até o recebimento do montante referente às vendas dos produtos da organização. Dessa forma, quanto maior o prazo para o pagamento aos fornecedores, mais dinheiro se mantem à disposição da empresa e, consequentemente, menor será o fluxo financeiro. Isso promoverá uma menor dependência de obtenção de emprestimos, pagamento de juros bancários, necessidade de desconto de títulos, por exemplo.

O Cálculo do Ciclo Financeiro se dá pela seguinte formula:

Importante frisar que, quanto menor for seu Ciclo Financeiro, melhor será para o negócio. E todo esse controle está diretamente ligado ao poder de negociação da empresa com seus fornecedores.
Juntamente à prática mencionada acima, antecipar recebimentos também irá contribuir para um Ciclo Financeiro mais promissor.

Portanto, negociar melhores prazos com fornecedores ao mesmo tempo em que se faz o possível para receber em um tempo mais curto deve ser uma rotina da empresa. Como no e-mail sobre o Ciclo Operacional, compreendo não ser um processo simples e fácil de se conseguir, principalmente no mercado atual. Ainda assim, essa busca deve ser constante. Qualquer prazo a mais conquistado com um fornecedor ou qualquer recebimento antecipado poderá contribuir e muito com seu negócio. Sendo assim, vale a pena se esforçar de forma consistente nesses aspectos.
Exemplo de Ciclo Financeiro

Utilizando os valores do exemplo do Ciclo Operacional citado no e-mail anterior, temos que o tempo entre estocagem e recebimento de pagamento é de 160 dias. Para calcular o Ciclo Financeiro, vamos supor que o prazo médio de pagamento a fornecedor seja de 30 dias. Colocando os números na fórmula, temos:

Quanto menor for seu Ciclo Financeiro, maior poderá ser seu Retorno sobre o Investimento. No exemplo acima, a empresa gira aproximadamente 2,75 vezes durante um ano (considerando 360 dias). Por isso faz-se tão importante buscar constantemente reduzir o Ciclo Financeiro, para se ter mais dinheiro disponível, com retornos mais rápidos e potencialmente melhores. E lembre-se, quanto maior o prazo com seu fornecedor, maior o tempo em que o Capital do fornecedor financia seu negócio, ao passo que, quanto maior o tempo de recebimento com o Cliente, maior o tempo em que o SEU Capital financia o negócio dele.

Deixe uma resposta