Atualização e organização para melhor desempenho em 2019

Chegamos a reta final do primeiro trimestre de 2019. Os primeiros dias do ano foram muito intensos e o recesso de Carnaval parece ter caído sob medida para avaliarmos esse período e planejar com mais calma nossas ideias, metas e também o cumprimento com as obrigações.

Nos últimos meses, foram implantadas três medidas em especial que tem sido amplamente discutidas tanto entre profissionais da contabilidade como nos mais diversos setores da indústria. São elas o Bloco K, o eSocial e o EFD-Reinf.

Todas elas, fazem-se necessárias para aperfeiçoar e otimizar as informações geradas pelo contribuinte. Foram pensadas para que haja sincronia entre os diferentes setores da indústria, facilitando o cruzamento dos dados, otimizando os processos e, obviamente, agilizando e aprimorando o acompanhamento da fiscalização.

Além das obrigações anteriormente citadas, é sabido da grande demanda já exigida, tanto para a empresa quanto para a contabilidade. Os colaboradores, sejam das fábricas ou do escritório, possuem diversas responsabilidades e cada vez mais são acompanhadas de forma mais criteriosa pelo Fisco.

É importante, então, visualizar os benefícios e as vantagens de se adequar a toda essa demanda. É hora de rever processos antigos, otimizá-los ou até mesmo criar novos. É nesse momento, com essa nova dinâmica, que surge a oportunidade de reestruturar todo o processo produtivo da empresa, de forma a ter mais controle e menor margem de erro na produção, proporcionando mais segurança e qualidade ao trabalho do colaborador e consequentemente para a empresa. Isso contribuirá, também, para uma administração mais eficaz, para que setores como Financeiro, Comercial, RH, dentre outros, possam usufruir das informações necessárias de forma mais ágil e assertiva, possibilitando decisões mais estruturadas, embasadas e impactantes por parte dos gestores.

Aproveite essa etapa, assim como todas essas novas implementações, para elaborar processos mais modernos, mais eficazes, ágeis, que evitem ao máximo retrabalho e gere todas as informações com o máximo de qualidade.

Refazer tarefas geralmente é mais trabalhoso que investir o tempo fazendo da maneira correta, além de proporcionar insegurança aos demais colaboradores, que talvez dependam dessa informação. Estude tanto os conceitos quanto sua forma de trabalho. Reveja seus processos constantemente para se adequar sempre que necessário. É assim, otimizando processos e eliminando o retrabalho que será possível gerar informações com mais qualidade e segurança, além de auxiliar mais os Administradores da empresa em suas atividades. Tudo isso promoverá um ambiente de trabalho mais agradável, com mais certeza e colaboração por parte de todos, menos estresse diário e consequentemente uma empresa mais saudável, com resultados mais sólidos e consistentes.

Essas pautas tem sido avaliadas em seu setor/empresa nessa volta de recesso? Para eventuais dúvidas ou questionamentos ao que nos cabe competência, estamos sempre dispostos a ajudar e fazer com que sua empresa esteja adaptada, funcional e fluindo da melhor maneira possível. Você pode fazer contato neste link.

Deixe uma resposta