Semeando Mudanças Para Colher Resultados

O mundo muda um pouco todos os dias, nossos colegas, fornecedores e clientes acompanham essa constante transformação. A adaptação é uma exigência que a vida nos impõe – atualizações ficaram também mais comuns desde que o mundo ficou totalmente conectado. Qualquer cochilo no ponto e uma empresa ou mesmo um modelo de negócios inteiro pode se tornar obsoleto, estamos sempre expostos aos progressos a nossa volta, da vida de maneira geral.

Reinventar-se é optar pela transformação em busca de melhores resultados, de objetivos, de uma vida que esteja mais de acordo com suas ambições. A reinvenção pode acontecer no ambiente profissional, quando você faz opção por dar um passo mais ousado com sua carreira/empresa; Ou pessoal, quando se permite viver uma nova experiência. Quando não se contenta com o que é fácil e se permite tentar um novo desafio.

É costumeiro abraçar a zona de conforto, entretanto, esse tipo de opção também pode se mostrar perigosa e até um tanto irresponsável. Afinal, isso nada mais é que submeter-se às vontades do tempo e da vida, deixando que tomem decisões por você. É a famigerada opção por sobreviver ao invés de viver. Deixar a dita zona de conforto implica em tomar as rédeas da própria história para encaminhá-la até onde você gostaria. Há pessoas e líderes com dificuldades na tomada de decisões, por exemplo, o que pode comprometer qualquer iniciativa – mesmo se tratando de um desejo ou necessidade.

Pensando em você e em sua empresa: qual o melhor momento para se reinventar? É fundamental ter em vista que a situação não precisa chegar a um ponto insustentável para pensar em provocar qualquer mudança. O ideal é que seja feita sempre uma reavaliação de acordo com planos e objetivos para isso. Afinal, já foi dito que o mundo está sempre em movimento e nós também estamos suscetíveis a essa volatilidade. Importante: o processo de reinvenção não precisa ser tratado como algo grandioso e inalcançável – pode acontecer, simplesmente, dando um passo de cada vez.

Temos alguns passos que podem nortear um desejo por reinvenção:

• Persista e não desista: respeite suas necessidades, sonhos e vontades. Reinventar-se é um processo ininterrupto. Se for preciso comece do zero todos os dias, mas não desista.
• Aproveite o presente: viva e sinta o momento, tente identificar oportunidades possíveis que possam bater a sua porta ou mesmo passar a sua vista.
• Seja otimista: tente sempre que possível ver o lado bom da coisa. Dedique-se ao que faz, pois em algum momento você poderá dar de cara com algo, ainda que inesperado, que lhe faça verdadeiramente feliz.
• Invista em você: saiba que se reinventar não possui necessariamente uma relação com dinheiro. Apenas
• Siga seus instintos e acredite em você mesmo: não dê ouvidos para opiniões alheias, sejam elas de colegas, amigos ou familiares.
• Busque orientação: a relação com um professor, guia, mentor ou alguém que já trilhou um caminho com o qual você se identifica antes pode ser de grande valia. Converse mais com essa pessoa, mas lembre-se de fazer as coisas do seu jeito.
• Inove: conheça novas pessoas sem que estejam relacionadas com os seus círculos sociais, essa atitude já consegue mudar sua rotina.
• Facilite as coisas: conecte seus sonhos em um só.

Para empresas, como análise de caso mais específica, vamos pensar no caso da IBM ou outras marcas longevas – a IBM é uma organização centenária e atravessamos tempos e que muitas empresas não sobrevivem mais que uma década. Foram vários os pontos de transformação da IBM, desde que a empresa começou a vender máquinas para a soma de dados, que eram representados por fitas de papel perfuradas. Os produtos desenvolvidos e o modelo de negócios foram se alterando ao longo do tempo.

No entanto, nos últimos anos, a companhia sofreu um período de turbulência com quedas de receitas e no valor das ações. Coube a Virginia Rometty, atual CEO da empresa, a criar mais uma virada por meio da reorientação a novos mercados em que pudesse assumir uma posição de liderança. Com as mudanças, a empresa voltou a registrar crescimento no quarto trimestre de 2017, como mostra essa matéria.

Compreender o papel que a mudança, reinvenção e transformação também abre as portas para entender um pouco melhor nosso comportamento e nos ajuda a viver como gostaríamos. Detecte suas melhores habilidades, seus melhores produtos serviços e procure valorizá-los para que possam ser seus aliados durante essa jornada, que pode ser estranha e um pouco difícil, até, mas que com certeza, também é gratificante.

Gostou da publicação? Ela te ajudou de alguma maneira? Caso a resposta seja afirmativa, você pode receber semanalmente em seu e-mail! Para assinar nossa newsletter, basta se cadastrar aqui.

Deixe uma resposta